Longevidade e saúde: Vitaminas essenciais para produtos de categoria sênior.

19.04.2024 | Por Sweetmix

São claras as mudanças que o corpo humano sofre ao decorrer dos anos. A nutrição é um fator que deve se atentar para que a longevidade e saúde estejam sempre aliadas.

É muito comum observar a perda de apetite nos idosos, e isso pode acarretar no menor consumo de nutrientes, como a proteína, nutriente essencial para a saúde muscular, assim como vitaminas e minerais que são fundamentais para muitas funções metabólicas, tais como imunidade e cicatrização de tecidos.

Outro fator importante para se examinar é o estresse oxidativo: O impacto do envelhecimento, em algumas situações, pode aumentar esses níveis, entre essas circunstâncias, pode-se citar: condições agudas e crônicas (ex: diabetes e hipertensão) e o uso de múltiplos medicamentos (polifarmácia). Com isso, há um processo inflamatório e a redução da capacidade antioxidativa das células.

Um dos grandes desafios da medicina moderna, é sustentar a saúde física e mental, e promover gradualmente um envelhecimento saudável.

Para reduzir o impacto causado pelo estresse oxidativo e outros fatores causados em decorrência da idade, algumas vitaminas são essenciais.

- Vitamina D importante para fixação do cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos. Níveis de Vitamina D no corpo do idoso tendem a ser baixos, e isso pode atrapalhar a habilidade se absorção do cálcio. Vitamina D e cálcio trabalham em harmonia para ajudar a manter ossos saudáveis; estudos trazem sua importância como um importante imunomodulador.

- Vitamina C que contribui para a formação normal do colágeno, que consequentemente contribui para o funcionamento normal da cartilagem. A cartilagem é o componente chave das articulações; também um importante antioxidante, renovação celular.

- Vitamina B6, ajuda a manter o nível de energia e contribui para a saúde do coração, aumenta um pouco após os 50 anos em homens e mulheres. A vitamina B6 é encontrada em uma série de alimentos de origem animal e vegetal. Esta vitamina é solúvel em água, o que significa que seu corpo não consegue armazená-la, por isso, você deve consumi-la todos os dias. Uma dieta equilibrada, ou por meio da suplementação.

A Sweetmix possui diversas vitaminas e minerais para o desenvolvimento de produtos alimentícios e farmacêuticos. Converse com o nosso corpo técnico para que possamos ajuda-los.

 

Fonte: FRANCO, Guilherme. Tabelade Composição Química dos Alimentos. 9º Edição. Ed. Atheneu, São Paulo, 1997 
Fonte²: ncbi.nlm.nih.gov