Soluções para produtos Plant-Based

28.03.2024 | Por Sweetmix

O produto plant-based é feito à base de plantas como flores, caule, raízes e brotos, buscando alternativas aos produtos com base animal.

O segmento de Plant-based está em expansão por todo o mundo. Segundo a GFI (The Good Food Institute), o segmento já é responsável por girar mais de US$ 3 bilhões por ano, com previsão de valer US$ 6,4 bilhões até 2023.

Essa “revolução” no mercado de ingredientes se trata de uma mudança de comportamento do consumidor, que busca uma rotina e alimentação mais saudável, e o grande crescimento no número de pessoas adeptas a comidas vegetarianas ou veganas. Segundo a pesquisa IBOPE cerca de 14% da população já se declara vegana, em comparação com 2012, o aumento é de 75%.

Devido a esse grande aumento no número de consumidores, muitas empresas tem buscado alternativas para atender essa demanda, dando espaço para a criação de novos produtos.

Alguns produtos da Sweetmix podem contribuir para o rótulo Plant-based.

Carboidratos funcionais:
Palatinose™
PALATINOSE™ é um carboidrato de origem natural extraído do açúcar da beterraba; de forma genérica (isomaltulose) também pode ser encontrado no mel e na cana de açúcar. Carboidrato formado por uma glicose e frutose, porém, de alta estabilidade. Devido a sua qualidade única de ser lentamente e totalmente digerido, a PALATINOSE™ garante o fornecimento de energia de forma equilibrada e prolongada. Possui baixo índice glicêmico e pode promover a oxidação de gordura. Além disso, não danifica os dentes, possui um sabor doce natural e pode aumentar a vida útil dos produtos.


Isomalte
O isomalte é um substituto de açúcar de origem natural e o único poliól feito a partir do açúcar puro da beterraba. É o substituto de açúcar n° 1 a nível mundial para balas duras, sendo que sua baixa higroscopicidade é essencial nessa aplicação. O isomalte não prejudica os dentes e contribui para dietas de baixo índice glicêmico. Proporciona um sabor doce natural e pode melhorar a textura e vida útil de muitos produtos alimentares sem açúcar ou com baixo teor de açúcar, tais como, goma de mascar, balas, panificados, lácteos e chocolates.

Fibras prebióticas:
As fibras da raiz da chicória Orafti® são os únicos prebióticos cientificamente comprovados de origem vegetal no mundo. A sua influência positiva na microbiota e a sua contribuição para a saúde intestinal, são de interesse crescente para o consumidor e uma perspectiva fascinante para a diferenciação do produto. Além da sua contribuição para o bem-estar digestivo, estas fibras são benéficas para o controle de peso e açúcar no sangue. A Inulina e a Oligofrutose da BENEO proporcionam vantagens na substituição do açúcar e gordura em diferentes aplicações. Desta forma são ingredientes ideais para inovar em uma ampla gama de alimentos e bebidas.

Extratos Naturais:
Extrato de Chá Verde
Extrato de Chá Preto
Extrato de Guaraná

Derivados de arroz:
Ampla linha de produtos que compreende os amidos nativos, modificados, farinhas e proteínas.
Nossos ingredientes de arroz da BENEO possuem uma ampla gama de benefícios tecnológicos, podendo ser utilizados em diversas categorias como bebidas, panificados, confeitos e produtos lácteos, podendo melhorar a crocância e a quebra de produtos ou alternativamente promover cremosidade e maciez. Além dos benefícios tecnológicos, os ingredientes de arroz contribuem para o rótulo limpo (clean label) e são hipoalergênicos.